Terça-feira, 19 de setembro de 2017 - 16:11 Fones: 11 2455-2479 / 2455-2824
REGULAMENTO INTERNO

AGENDA:

O uso da agenda escolar continua sendo obrigatório, pois ela é o meio de comunicação entre a escola e os pais. Sem ela, o aluno não poderá assistir às aulas. Observem-na diariamente, já que será utilizada para comunicação de fatos rotineiros aos pais, como falta de lição de casa, falta de material, uniforme incompleto etc. Qualquer comunicado ou carimbo deverá ser datado e assinado. Os pais podem agendar, sempre que necessário, um horário para conversar com os professores. Não será permitida a comunicação entre pais e professores via telefone.

HORÁRIOS:

• 1º ano – EF:
    Os horários de entrada (8h para os alunos do período da manhã e 13h30 para os alunos do período da tarde) e saída (às 12h e às 17h30, respectivamente) devem ser rigorosamente cumpridos.

• 2º ano – EF em diante:
    O horário de entrada deve ser rigorosamente cumprido (7h30 para os alunos do período da manhã e 13h30 para os alunos do período da tarde). Após esse horário, o aluno somente poderá entrar na segunda aula. Todavia, o limite permitido para entrar na segunda aula será de três dias (interpolados ou consecutivos), dentro de um mesmo mês. Extrapolando tal limite, o educando será proibido de ingressar na classe, até que o responsável tome ciência e assine o livro de advertências. Todas as ocorrências serão registradas para futuras punições de caráter disciplinar.

Também não se permitirão atrasos após o intervalo ou nas aulas da tarde. Chegando após o professor, o aluno fica impedido de assistir à aula (salvo motivo plenamente justificado) e será feito o registro da ocorrência em sua agenda.

UNIFORME:

O educando deverá usar diariamente o uniforme completo (agasalho, bermuda, camiseta, tênis – sem salto e meia), sem o qual não poderá ingressar nas aulas. No início de cada ano letivo, serão dados alguns dias de tolerância, para que todos possam adquirir o uniforme. O tênis deverá ser preferencialmente branco e a meia branca.

É expressamente proibido o uso de bonés, toucas, chapéus, bandanas ou qualquer tipo de adorno na cabeça durante as aulas.

OCORRÊNCIAS DISCIPLINARES:

Comunicado disciplinar: indisciplina, atitudes discriminatórias do aluno em relação aos colegas ou funcionários, enfim, qualquer atitude que prejudique o andamento escolar. Em tais ocorrências, o aluno será inscrito no livro de advertências que deverá ser assinado pelo pai ou responsável no dia imediatamente posterior ao ocorrido. Caso não apresente a devida assinatura, o aluno não poderá entrar na escola. O terceiro comunicado disciplinar implicará em suspensão das aulas.

LANCHE:

• 1º ano – EF:
    Quinzenalmente, será enviado um cardápio de lanche, que poderá ser trazido de casa ou adquirido na escola. Lembramos que não são permitidos os seguintes itens: balas, doces, salgadinhos e refrigerantes.

• 2º ano – EF em diante:
    O lanche poderá ser trazido de casa ou adquirido na cantina da escola. A cantina entregará uma tabela de preços e uma requisição de lanche para agilizar a entrega dos mesmos nos horários de intervalo.

APARELHOS ELETRÔNICOS:

Não será permitida, em hipótese alguma, a utilização de qualquer aparelho eletrônico ou de comunicação (telefone celular, câmera digital, ipod e similares), principalmente em sala de aula.

AUSÊNCIAS:

Evite faltas desnecessárias às aulas. Caso o aluno precise mesmo faltar, deverá procurar com um colega o conteúdo perdido, pois a falta não o isentará das atividades realizadas no dia de sua ausência. Os pais deverão anotar na agenda a justificativa da ausência do aluno.

Verifique se de fato seu filho necessita sair mais cedo ou entrar mais tarde em determinado dia. Esta prática prejudica o aproveitamento escolar, a freqüência mínima e o ritmo da aula. Além disso, faz com que ele se acostume com isso e utilize a desculpa sem necessidade. Procure agendar médico ou dentista fora do horário das aulas.

SIMULADO (apenas para os alunos do 6º ano – EF em diante):

O simulado enviado pelo Sistema Universitário terá o valor de 5,0 (cinco pontos) e será somado à nota da avaliação mensal com valor também de cinco pontos, compondo uma nota de zero a dez. Essa nota integrará as demais atividades e provas feitas pelo professor de cada área, resguardando critérios específicos, para compor a média bimestral do aluno.

AVALIAÇÕES (2º ano – EF em diante):

As avaliações perdidas deverão ser requeridas pelos pais ou responsáveis, pessoalmente, na secretaria da escola, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 15,00 (quinze reais). A prova substitutiva deverá ser solicitada pelos pais mediante atestado médico e/ou óbito de parente próximo. Feito isso, a escola agendará a prova substitutiva em horário diferente do horário de aulas do aluno.

O aluno deverá ser avaliado através de todas as atividades desenvolvidas durante o bimestre (relatórios, trabalhos de pesquisa, chamada oral, seminário, avaliações contínuas, tarefas, caderno, participação em classe etc.). Haverá também avaliação bimestral realizada nas datas previstas pelo colégio.

Ao final de cada bimestre, o aluno que estiver com media inferior a 6,0 será submetido à avaliação de recuperação paralela, em horário pré-estabelecido pela escola.

O cálculo da média final:

M1 = ( 1ºbim + 2º bim + 3ºbim + 4ºbim ) / 4

Se  M1 ≥ 6,0  o aluno será PROMOVIDO automaticamente.
Se  M1 < 6,0  o aluno fará RECUPERAÇÃO FINAL.

M2 = ( M1 + Rec ) / 2

Se  M2 ≥ 5,0  o aluno será PROMOVIDO.
Se  M2 < 5,0  o aluno será RETIDO.

Obs.: o aluno fará Recuperação Final, no máximo, em 4 (quatro) disciplinas. Caso o mesmo ficar em 5 (cinco) ou mais disciplinas estará Retido, sem direito a Recuperação Final.

A disciplina consciente e a colaboração de todos resultarão em melhor nível de ensino, melhores alunos, e conseqüentemente, em uma sociedade melhor.

Temos certeza de que este é o objetivo de todos.

A  Diretoria.